Q4 - Da Administração Pública - IESES

(IESES - CEGÁS - 2017) Assinale como "V" as assertivas verdadeiras e "F" as falsas, de acordo com o art. 37 da Constituição Federal, que regula a administração pública:

I. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

II. A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

III. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

IV. Durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

a) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as assertivas II e III são verdadeiras.

c) Apenas as assertivas III e IV são falsas.

d) Somente as assertivas I e IV são verdadeiras.

Comentários:

( V ) I. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

Verdadeira . Art. 37. Inciso I.



( V ) II. A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Verdadeira. Art. 37. Inciso II.



( V ) III. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Verdadeira. Art. 37. Inciso III.



( F) IV. Durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

Falsa.

Art. 37.

IV – durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.



Portanto:

a) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
É a alternativa correta.
❮ ANTERIOR PRÓXIMA ❯

Comentários